O Brasil está cada vez mais próximo das eleições presidenciais de 2018 e a corrida eleitoral já começa a esquentar. Uma nova pesquisa recente aponta o ex-presidente Lula como favorito para retornar ao poder após oito anos longe da presidência.

O levantamento feito pela empresa de pesquisa CNT/MDA mostrou que Lula lidera a corrida com 32,4% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) com 16,7%. Na sequência, aparecem a ex-senadora Marina Silva (Rede) com 7,6%, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) com 5,4%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 4,4% e Henrique Meirelles (PSD) com 1,2%.

Os números são significativos principalmente porque Lula vem sendo duramente criticado pela imprensa e pela opinião pública devido aos casos de corrupção em que seu nome está envolvido. No entanto, seu carisma ainda é forte entre seus eleitores e seu partido, o PT, segue mostrando força política no país.

Durante o governo de Lula (2003-2010), o Brasil viveu um dos seus melhores momentos econômicos e sociais, com a criação de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além de diversos investimentos em infraestrutura. Por isso, muitos eleitores ainda veem em Lula uma figura capaz de trazer crescimento e melhorias para o país.

No entanto, a candidatura de Lula ainda é incerta. O político ainda aguarda um julgamento em segunda instância para saber se poderá ou não concorrer às eleições de 2018. Caso seja condenado, Lula poderá ser impedido de exercer qualquer cargo público por até oito anos.

Além disso, outros políticos também estão se posicionando para as eleições de 2018. O deputado federal Jair Bolsonaro tem ganhado cada vez mais espaço entre os eleitores que buscam por um candidato forte na posição e defende pautas conservadoras. Marina Silva, por sua vez, é conhecida pela defesa do meio ambiente e das minorias.

Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo, representa a oposição ao PT e conta com a maior parte dos votos da classe média brasileira. Já Ciro Gomes, ligado ao PDT, é um político conhecido por posições polêmicas e que atrai eleitores que buscam mudanças radicais na política tradicional.

Apesar das diversas opções de candidatos, a pesquisa mostra que o PT segue forte na preferência dos eleitores. O partido, que enfrentou diversos escândalos de corrupção nos últimos anos, encontrou em Lula uma figura capaz de manter sua representatividade política.

O cenário político no Brasil é bastante complexo e é possível que muitas mudanças ocorram até as eleições de 2018. No entanto, a pesquisa CNT/MDA mostra que o ex-presidente Lula segue como favorito na corrida eleitoral e o PT ainda é um partido forte no país. Resta sabermos se Lula conseguirá se candidatar ou não, o que deverá ser decidido nos próximos meses.