Desde a primeira cerimônia em 1929, o Oscar tornou-se o prêmio mais cobiçado e respeitado da indústria cinematográfica mundial. E mesmo depois de mais de nove décadas, ainda é um evento que todos os amantes do cinema aguardam ansiosamente todos os anos. Mas com a quantidade de filmes que foram premiados ao longo do tempo, qual escolher como favorito?

Para chegar a uma conclusão, é preciso analisar diversos fatores. Afinal, um filme não ganha o Oscar apenas pela sua história ou atuações, mas também por sua fotografia, figurino, edição, trilha sonora e direção, entre outros aspectos importantes.

Um dos primeiros pontos a se considerar é o número de prêmios recebidos. Algumas produções podem ter vencido muitas categorias, mas nem sempre isso significa que seja o melhor filme. Afinal, as categorias variam muito e uma produção pode ter sido excelente em uma categoria e mediana em outra.

Outra forma de classificar um filme para escolher o favorito é analisar as atuações dos atores. Mesmo que toda a equipe seja importante, as atuações são um aspecto primordial para que a história seja contada e para que o público se conecte com os personagens. Atuações premiadas podem ajudar a elevar um filme na avaliação dos críticos e dos espectadores.

A direção também é um fator importante, já que é ela que determina o rumo que a história seguirá e como será contada. Um diretor aclamado pela crítica e pelo público pode fazer uma grande diferença na hora de decidir qual é o melhor filme.

Por último, as críticas e a opinião do público em geral também são importantes para definir o favorito. Embora algumas vezes a crítica possa ser diferente da opinião do público, a junção desses dois aspectos pode ser um termômetro bastante preciso.

Diante desses critérios, alguns dos filmes mais lembrados e aclamados pela crítica foram premiados com o Oscar de Melhor Filme, como O Poderoso Chefão, Forrest Gump, Titanic, O Senhor dos Anéis, Gladiador, La La Land e muito mais.

Mas afinal, qual é o melhor de todos esses? A resposta é subjetiva, mas é possível escolher seu favorito a partir dos critérios apresentados. E então, qual é o seu?